Os benefícios do Aço Galvanizado

Já é de conhecimento geral que a utilização do aço na construção proporciona diversos benefícios, como a redução dos custos da obra, maior organização e durabilidade do seu projeto. Agora imagine um aço, que além de reciclável, pode chegar a ter uma vida útil de 300 anos, em condições ideias de uso! Esse é o aço galvanizado.

O aço galvanizado passa por um processo chamado galvanização, daí o seu nome, nesse processo o aço é revestido com uma camada fina de zinco, que vai impedir a corrosão. O processo químico da galvanização pode ser feito por duas formas: a Imersão, que é feita com o aço sendo mergulhado no zinco quente, e a Eletrogalvanização, que mergulha o zinco em um banho elétrico que, durante sua secagem, o material é transformado em zinco.

Apesar de inicialmente custar um pouco mais caro, o aço galvanizado permite um retorno econômico-financeiro superior ao fornecido pelo aço sem a galvanização. Além de ser altamente durável, como citado anteriormente e conservar suas características com o passar do tempo, o aço galvanizado também resiste à umidade e corrosão. Tudo isso permite aumentar a vida útil de uma estrutura metálica.

Esse material possui diversas aplicações, principalmente na construção civil e indústrias. A partir do século XXI as empresas começaram a investir mais nesse tipo de material para que seus projetos fossem mais duráveis, com estruturas mais resistentes e rígidas.

O aço galvanizado pode ser utilizado em tubulações, os tubos galvanizados são ideais para a condução de fluidos. Você sabia disso?

É utilizado também em usinas de açúcar e álcool, e indústrias químicas e petroquímicas. Já que o material é altamente resistente à corrosão, mesmo com a passagem de líquidos mais agressivos ao material, garantindo dessa forma a segurança do projeto.

Além de sua utilização em indústrias, o aço galvanizado é utilizado em dutos de ar-condicionado, placas de energia solar e câmaras frigoríficas. O aço é o responsável pelo acabamento e estará em contato com as mercadorias e demais estruturas dentro da câmara fria, por isso a importância de sua resistência e durabilidade. As chapas galvanizadas ajudam no bloqueio do calor, a fim de controlar a temperatura interna do armazém.

Publicações Recentes