A diferença do aço laminado e aço forjado e as suas aplicações

A diferença do aço laminado e aço forjado e as suas aplicações

As possiblidades de aplicação do aço e seus tipos são extensos. De acordo com o processo de fabricação e características de cada tipo de aço, eles podem oferecer propriedades mecânicas e físicas distintas, como é o caso do aço forjado e do aço laminado.

Para saber como e quando utilizar cada um deles, é importante conhecer o material, por isso, preparamos um conteúdo especial que vai te explicar as diferenças entre o aço forjado e o aço laminado e qual deve ser utilizado para cada projeto.

Aço laminado

O aço laminado é um material produzido a partir do processo de laminação, que pode acontecer a quente ou a frio. Neste método, o aço é aquecido e passado entre rolos para obter a espessura e a forma desejadas. Isso resulta em chapas, tiras ou perfis com dimensões precisas e uma superfície uniforme.

Uma das grandes vantagens do aço laminado é a sua produção em larga escala e a garantia de uniformidade das peças. Desta forma, é possível assegurar a estabilidade e a segurança das estruturas que utilizarão o produto.

O aço laminado pode ser aplicado na indústria da construção, fabricação de estruturas metálicas, galpões, componentes industriais, maquinários, entre outros. Seus produtos principais são os tubos, chapas e perfis.

Aço forjado

O aço forjado é quando o processo de fabricação envolve a aplicação de calor intenso a um lingote de metal e posterior aplicação de métodos que darão forma ao aço, como pressão.

Graças a este procedimento, o material forjado garante alta resistência, excelente dureza, tenacidade e ductilidade. Desta forma, ele é mais resistente a impactos e estresse mecânico. Além disso, ele também permite a produção de peças personalizadas e possui uma ampla variedade de formatos e tamanhos.

As principais aplicações são nos implementos agrícolas, fabricação de ferramentas, eixos de transmissão e produtos que precisam de grande resistência.

Qual escolher?

A escolha do tipo de aço ideal deve variar de acordo com o seu projeto! Para isso, você deve se perguntar:

  • Qual é o meu produto final?
  • Quais são as necessidades do meu projeto?
  • Preciso de produtos personalizados ou encontro os materiais prontos no mercado?

Desta forma, você conseguirá identificar com mais facilidade qual é o aço ideal para o seu empreendimento. De forma resumida:

  • Aço forjado: Opte por esse tipo de aço quando alta resistência, tenacidade e capacidade de suportar impactos são requisitos essenciais. É ideal para aplicações em ferramentas, peças que sofram grande desgaste e componentes mecânicos submetidos a condições extremas.
  • Aço laminado: Escolha o aço laminado quando precisão dimensional e uniformidade são críticas para o projeto. É uma excelente escolha para estruturas de construção, projetos arquitetônicos e componentes que necessitam de uma superfície plana e uniforme.

Conseguiu decidir qual dos dois será melhor na sua aplicação? Na Cedisa, você encontra tanto o aço forjado, quanto o aço laminado. Entre em contato conosco através do e-mail marketing@cedisa.com.br ou pelo WhatsApp (27) 99570-6775!

Publicações Recentes