Dia das Mulheres: conheça a história de três funcionárias da Cedisa

Dia das Mulheres: conheça a história de três funcionárias da Cedisa

O Dia das Mulheres é comemorado em todo o mundo como um dia de representação e de luta por mais espaços, direitos e igualdade. Desde o início do movimento, datado aproximadamente em 1909, muitos direitos já foram conquistados e a cada dia que passa a luta continua em busca de equalidade. Para homenagear todas as mulheres que carregam em si uma imensidão e um universo próprio, a Cedisa hoje conta a história de três funcionárias que cresceram dentro de suas áreas e representam a força e a garra de todas que lutam por um futuro melhor.

A Juliana Miranda entrou na Cedisa em 2004 para ocupar o cargo de Auxiliar no Escritório da Logística, sendo a única mulher do setor na época. Desde então, ela já passou pelos setores de Qualidade, Logística, SESMT, foi para outras filiais da empresa e, aos poucos, conquistou o seu espaço no mercado. Atualmente, Juliana é a primeira Supervisora de Segurança do Trabalho, responsável pela área técnica de segurança e saúde da Cedisa.

Com 17 anos de empresa, ela acredita que o seu crescimento está diretamente relacionado ao seu comprometimento e à entrega de solução por todos os lugares que passou. A técnica em Segurança do Trabalho ainda acredita que é necessário buscar enxergar oportunidades dentro de momentos de crise. Para ela, a resiliência e a autovalorização são essenciais.

“Você não deve se deixar ser o que os outros querem que você seja, você tem que ser você, apesar de todos os problemas e adversidades. E ter em mente que quando as adversidades e dificuldades vierem, elas sempre nos ensinarão muita coisa.”

Juliana coordena o setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), uma área composta por cinco mulheres que são responsáveis pela inspeção e acompanhamento de atividades, orientação, treinamentos de conscientização da equipe Operacional, que é 100% masculina.

A Priscila Bohrer, que é Gerente de RH da Cedisa há pouco mais de um ano, traçou caminhos mais diversos, passando por várias empresas durante seus 20 anos de carreira. Entrando no mercado de trabalho nova e determinada, aos 23 anos ela já ocupava o cargo de gerência de Recursos Humanos em uma empresa de médio porte. Apesar da pouca idade, Priscila conta que já possuía muitos anos de experiência e muito estudo na área. 

“As pessoas costumam falar que se você quer você pode, mas na verdade isso é um texto muito editado. Tem muita transpiração, muito trabalho e muito estudo por trás disso. Minha mãe sempre me falou: se você não quer ouvir desaforo, estude”, disse Priscila.

Com uma trajetória extensa, a Gerente de RH acredita que para alcançar seus objetivos é necessário muita garra, estudo e foco. Indagada sobre um conselho que ela pudesse dar para uma mulher que está entrando no mercado de trabalho, ela explicou que é necessário trabalhar muito, buscar fazer sempre mais, estudar e se atualizar, entender do negócio em que você está fazendo parte e saber falar na mesma linguagem das pessoas que você trabalha.

Além disso, ela também atribui o seu sucesso ao apoio e à base que ela possuiu desde cedo em sua casa através de sua mãe e seu pai, que, em sua percepção, foram fundamentais para que ela almejasse um futuro extraordinário e tivesse ferramentas para correr atrás disso.

É também o caso da Maria Borges, Gerente de Vendas da Matriz da Cedisa, que atua na empresa há quase 10 anos e se sente realizada por dar orgulho à sua família. Maria conta que iniciou sua carreira de Consultora de Vendas no mercado do aço nova e enfrentou olhares desconfiados com o fato de ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino, mas que isso lhe deu mais coragem e que superou todas as adversidades e conquistou o respeito se aprimorando e mostrando que estava agregando valor. 

Com dois anos atuando como Consultora na Cedisa, Maria alcançou o cargo de Supervisora de Vendas, sendo responsável por uma equipe de cinco pessoas e, em 2020, foi promovida a Gerente, tendo cerca de 17 pessoas subordinadas a ela. Com muita paixão pelo que faz, ela conta que uma das coisas que a move todos os dias é ser responsável por guiar o trabalho de tantas mulheres, mostrar que é possível conciliar a vida pessoal e profissional e buscar sempre dar o melhor de si. 

“Se eu pudesse descrever toda a minha trajetória em uma palavra, seria coragem. Coragem para enfrentar o mercado, coragem para lidar com as pessoas e com problemas internos”, destacou.

Neste dia 8 de março, a Cedisa parabeniza todas as mulheres, trabalhadoras, mães, esposas e filhas. Às nossas funcionárias, nosso muito obrigado! Vocês são cruciais na nossa história e, além de fazerem a diferença no presente, estão ajudando a garantir um futuro ainda melhor para as futuras gerações de mulheres que estão por vir. Feliz Dia das Mulheres!

Publicações Recentes